segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O tempo

Dando sequência aos posts "cult" hahahaha

Hoje falarei sobre a certeza inexorável, a verdade inconteste e irremediável. Não, não é da morte que estou falando(vide Niemeyer hahaha). Falarei sobre o tempo. E a constatação que ele passa... Inclusive, enquanto escrevo essas palavras ao vento, ele está passando.. Será isso uma perda de tempo?

Há quem diga que tempo é dinheiro. Outros falam que tempo é remédio. Alguns reclamam que nunca tem tempo. À parte das várias definições e opiniões, o fato é que por mais que tentemos detê-lo, e não tentamos, ele é implacável e incorruptível (raro hj em dia ein?!). Não importa se estejamos estudando, trabalhando, bebendo, fumando ou gozando, o tempo não se importa. Ele passa...

E nesse passar, que apesar de minuciosamente constante, é também contraditoriamente mais rápido ou devagar (a depender da ocasião), lá se foram 22 anos... Incrível como ontem eu tinha 15. Incrível como amanhã terei 30 e me recordarei dos meus 20 e poucos...

As vezes me pego a pensar sobre o tempo que passou, sobre o que não fiz e sobre o que fiz de errado... Imagino as coisas que teria feito diferente... Como seria? Nunca saberei... Posso apenas gastar meu tempo imaginando... Mas quando termino de divagar, tenho a certeza que todo tempo que passou, desde o mais infame ao mais glorioso dos minutos de minha vida, contribuiu para ser o que sou hoje. Não importando quem sou; basta saber que sou o tempo que vivi, no tempo em que vivi...

Portanto, sabendo que todo tempo é válido, que ele não volta e é nele que a vida se processa, concluo esse ensaio afirmando que não há perda de tempo.. Há apenas tempo somado...
E nessa soma de tempos e momentos, quem determina o valor da equação é o protagonista da vida... Sou Eu, é você.

Então viva seu tempo! Faça valer a pena! Afinal, relembrando cazuza, ele não pára! Não para não, não para....

4 comentários:

Lirad disse...

Blooooguî! Clap, clap, clap! Gostei muito do post, me fez pensar bastante e me ajudou a passar o tempo. Tempo? Mas que tempo? Será que eu deveria ter lido esse post? Ou perdi meu tempo? Preciso de mais tempo para pensar nessa questão do tempo. Hehehe.

Valeu Vilas!

dusol disse...

daniel, sensível em suas divagações.
me empresta esse teu talento poético.

dusol disse...

aliás, meio filoosófico meio poético.

dusol disse...

o tempo, fenômeno influente, nos propicia prazeres conjuntos: isso é o melhor.